Carregando

A tendência da energia fotovoltaica para os próximos anos

Publicado em: 30/07/2022 Autor/fonte: nProjetos
A tendência da energia fotovoltaica para os próximos anos

O mercado de energia solar no nosso país é um segmento que vem crescendo de uma forma significativa, o Brasil possui enorme potencial de geração em qualquer uma das regiões do território. Apesar disso, podemos dizer que as pessoas possuem um conhecimento grande sobre a energia fotovoltaica?

 

Basicamente, podemos dizer que ela é a capacidade de transformar energia captada dos raios solares em energia elétrica por meio de um fenômeno.

 

Este fenômeno só é possibilitado por meio de um conjunto de equipamentos específicos, cuja instalação no país vem ganhando espaço ano após ano. A evolução constante no aproveitamento de energias renováveis vem facilitando o acesso e a implantação de painéis fotovoltaicos em diferentes tipos de construção, principalmente em residências. Este tipo de energia, além de limpa e renovável, ajuda a reduzir os gastos com a conta de energia no final de cada mês.

 

Apesar de ser uma ideia bem difundida no Brasil, a energia proveniente da irradiação do Sol ainda pode gerar algumas dúvidas ao público geral.

 

O que é a energia fotovoltaica?

 

A energia solar - também conhecida como “fotovoltaica” - é a conversão direta da irradiação solar em eletricidade, isso ocorre por meio de equipamentos específicos que são instalados em edificações: módulos ou painéis fotovoltaicos, inversores e o medidor bidirecional (também conhecido como “relógio de luz”).

 

De uma maneira mais resumida, este procedimento funciona da seguinte forma: a radiação emitida pelo sol é captada pelos módulos instalados nas edificações, e em seguida, transformada em energia elétrica, sendo equalizada pelo inversor para frequência normal nas residências. A partir daí, qualquer equipamento eletro-eletrônico pode fazer uso desta energia normalmente.

 

Quais são os tipos de usinas fotovoltaicas?

 

Podemos dizer que existem dois tipos de usinas fotovoltaicas: as que estão ligadas à rede e as que não estão. No primeiro caso, por sua vez, existem dois tipos: Usina fotovoltaica (Toda a energia gerada pelos painéis é enviada à rede elétrica); e o Gerador de autoconsumo (Parte da eletricidade gerada é consumida pelo próprio produtor e a energia restante é enviada à rede).

 

Por outro lado, as instalações que não estão ligadas à rede operam de forma isolada, ou seja, costumam estar em lugares remotos e explorações agrícolas para satisfazer demandas de iluminação, servir de apoio aos serviços de comunicação e fazer o bombeamento dos sistemas de rega. Essas usinas isoladas exigem dois elementos adicionais para funcionar: as baterias (armazenam a energia gerada pelos painéis, e não demandada nesse momento, para quando for necessário); e os reguladores (protegem a bateria contra sobrecargas evitando um uso ineficaz deste sistema).

 

Quais são os benefícios da energia fotovoltaica?

 

Sustentabilidade

 

A energia fotovoltaica é proveniente de um sistema de energia que é considerado como algo totalmente limpo, sustentável e renovável. Além disso, essa energia não emite nenhum tipo de gás poluente, garante economia de água, não polui o ar, ou seja, seu impacto negativo é muito próximo de zero, o que, por consequência,não afeta a mudança climática.

 

Economia nas contas ao final do mês

 

Essa é considerada a fonte de energia mais barata disponível no mundo, pois ela é gerada a partir de uma fonte gratuita e inesgotável, que é a luz do sol. Mesmo que o valor inicial seja considerado um pouco mais alto, podemos dizer que ele se paga em torno de sete anos, devido a grande economia que ele pode te proporcionar, podendo reduzir os valores da conta de energia em até 95%.

 

Vida útil longa

 

A vida útil das placas fotovoltaicas é no mínimo superior à vinte anos, e que, apesar do alto valor de aquisição, com a energia gerada por elas faz com que se paguem em torno de sete anos de uso e economia nas contas de energia. Ou seja, apesar do custo de aquisição, as placas irão produzir, algo em torno de quatro vezes o valor investido em energia.

 

Baixo custo de manutenção

 

As placas fotovoltaicas, que garantem a energia solar, necessitam de uma mínima manutenção, com apenas limpezas sazonais, sem precisar de ajuda profissional. Ou seja, além de serem fáceis de serem instaladas, elas também são baratas para se manter nas condições ideais.

 

Cada vez mais acessível para mais pessoas

 

Ter um sistema solar dentro de uma residência ou empresa era totalmente inacessível há alguns anos atrás, mas com o tempo esse tipo de energia está cada vez mais acessível e viável economicamente, visto que hoje, é totalmente possível ter um sistema completo por um preço considerado mais acessível, mesmo que este ainda seja um valor alto para a maioria das pessoas, além de diversas opções de parcelamento e até mesmo financiamento.

 

Quais são as principais tendências para este segmento?

 

A energia fotovoltaica será a principal fonte em todo o planeta

 

Essa tendência está mais próxima de se concretizar a cada dia que passa. No Brasil e no mundo, a energia solar tem se expandido de maneira significativa e esse crescimento não é momentâneo, mas sim, a solução para o desenvolvimento sustentável.

 

Tendo em vista as urgências ambientais que estamos presenciando, como a crise energética e níveis altos de poluição, o futuro certamente é da energia solar, devido aos seus baixos impactos na atmosfera. 

 

O uso da energia solar empresarial tende a aumentar

 

Sabemos que a Energia Solar é fundamental nas empresas, pois ela dá a possibilidade de haver uma expansão, tendo em vista a grande economia gerada. Nos próximos anos, tanto pequenas quanto médias empresas também irão perceber o custo-benefício e o retorno de investimento que a fonte fotovoltaica pode gerar.

 

Além da redução de custos, a energia sustentável pode ajudar a empresa a se manter competitiva, a mudar a sua cultura organizacional e a colaborar com a redução da emissão de gases poluentes no meio ambiente.

 

A energia solar pode gerar mais empregos

 

Só no ano de 2020, apesar da crise mundial, o setor de energia solar foi responsável pela geração de mais de oitenta mil empregos. Com o aumento do interesse da população neste tipo de sistema de energia, consequentemente há um aumento também na demanda por profissionais capacitados e especialistas engenheiros para planejar e executar todos os tipos de projetos que tenham relação com o sistema em questão.

 

MegaSolar

 

Ficou interessado? A MegaSolar oferece!

A Megasolar é uma empresa especializada em soluções para geração de energia elétrica fotovoltaica, aquecimento solar e a gás para banho e piscina. Nós temos por objetivo proporcionar ao cliente a obtenção de uma energia limpa e todas as suas vantagens da maneira que apenas uma empresa especializada e qualificada pode oferecer.

A parte mais importante deste processo é se certificar que a empresa contratada para o serviço seja confiável e tenha expertise de mercado. Portanto, se você deseja adquirir a energia solar e seu imóvel é localizado em Indaiatuba-SP ou região, nos contate!

Venha conhecer mais sobre o nosso trabalho através do telefone (19) 98940-7507.

 

Energia Fotovoltaica Economia na conta de luz Energia Sustentável Fonte de energia inesgotável Energia Limpa
Últimos Posts
Posts Anteriores
  • Outubro / 2023 - 1 post
  • Setembro / 2023 - 1 post
  • Março / 2023 - 1 post
  • Fevereiro / 2023 - 1 post
  • Janeiro / 2023 - 1 post
  • Dezembro / 2022 - 2 posts
  • Setembro / 2022 - 1 post
  • Julho / 2022 - 1 post
  • Junho / 2022 - 1 post
  • Maio / 2022 - 1 post
  • Março / 2022 - 1 post
  • Fevereiro / 2022 - 1 post
  • Outubro / 2021 - 2 posts
  • Setembro / 2021 - 1 post
  • Agosto / 2021 - 1 post
  • Julho / 2021 - 1 post
  • Junho / 2021 - 1 post
  • Maio / 2021 - 1 post
  • Abril / 2021 - 1 post
  • Março / 2021 - 1 post
  • Fevereiro / 2021 - 1 post
  • Janeiro / 2021 - 1 post
  • Dezembro / 2020 - 1 post

Contatos

(19) 98940-7507

contato@megasolarenergia.com.br

 

 

Horário

Segunda a Sexta

Das 08h30 às 18h00

Sábado 09h00 às 12h00

Endereço

Rua Humaita, 1123

Vila Almeida

Indaiatuba - SP

CEP 13330-665