Carregando

Como funciona a energia solar fotovoltaica?

Publicado em: 03/03/2021 Autor/fonte: Raul Perrone
Como funciona a energia solar fotovoltaica?

Como funciona a energia solar fotovoltaica?

 

A energia solar fotovoltaica é obtida através da conversão direta da luz em eletricidade. Essa energia, que ocorre graças ao efeito fotovoltaico, garantido pela célula fotovoltaica, poderá ser utilizada para abastecer a sua moradia, por exemplo.
 

Entretanto, apesar de trazer várias vantagens para cidadãos que possuem esta energia renovável, pouco é discutido sobre como funciona a energia solar fotovoltaica.

Em vista disso, nós, da Mega Solar, separamos para você explicações sobre:

- o funcionamento das células fotovoltaicas;

- a conversão de energia elétrica de corrente contínua em energia elétrica de corrente alternada;

-  os excedentes gerados decorrentes de todo esse processo;

 

Funcionamento das células fotovoltaicas

 

Primeiramente, a luz atinge uma célula fotovoltaica e é absorvida pelo material semicondutor (geralmente silício). Essa energia de luz que chega faz com que os elétrons do silício se soltem e, a partir deste momento, se faz necessário uma diferença de potencial elétrico para que os elétrons “sigam” em uma direção.

Por conseguinte, esse fluxo de elétrons será gerado a partir das duas camadas de silício usadas nas células fotovoltaicas. Cada uma das camadas é especialmente tratada para criar um campo elétrico, o que significa que um lado tem carga positiva e o outro tem carga negativa. Esse campo elétrico faz com que elétrons soltos fluam em uma direção através da célula solar, gerando uma corrente elétrica (corrente contínua).

 

Inversor: Conversão de energia

 

A partir deste momento, já temos a geração de energia elétrica, todavia a corrente que foi gerada é a corrente contínua, e a corrente que consumimos em nossas casas é a corrente alternada. Para resolver este problema é preciso que haja uma conversão de energia, a qual será realizada por um aparelho chamado inversor. Feita a conversão, a corrente elétrica será distribuída para toda sua casa.

 

Utilização da energia solar e créditos 

 

Após todo esse processo, a energia começará a ser utilizada. Lembramos que de dia a produção de energia solar provavelmente será maior que o consumo, criando excedentes. Estes excedentes serão injetados na rede pública e poderão ser usados como créditos.

Diante disso, os créditos podem, enfim, ser utilizados em caso da não geração da energia solar, como por exemplo, em dias nublados ou períodos de noite. Além do mais, se houver uma taxa de incidência solar grande no mês, (como nos meses de verão) a energia gerada pelos painéis fotovoltaicos pode ser descontada na conta de luz. É isso mesmo, a sua conta de luz pode vir com valores muito menores e às vezes até com o valor zerado.

 

Mega Solar Energia e Aquecimento

 

Entendeu mais sobre funcionamento da energia solar fotovoltaica, todo o processo de conversão e excedentes gerados e ficou interessado(a)?

Construir seu sistema fotovoltaico está cada vez mais acessível! Somos a Mega Solar Energia e Aquecimento, empresa especializada em soluções para geração de energia solar fotovoltaica, aquecimento solar e a gás para banho e piscina.

Fundada a partir da ampliação dos negócios da empresa Mega Air. Nos destacamos no mercado pela excelência no atendimento ao cliente antes, durante e depois do negócio consolidado. Entre em contato pelo número (19) 98940-7507  e peça um orçamento sem compromisso!

Posts Anteriores
  • Setembro / 2021 - 1 post
  • Agosto / 2021 - 1 post
  • Julho / 2021 - 1 post
  • Junho / 2021 - 1 post
  • Maio / 2021 - 1 post
  • Abril / 2021 - 1 post
  • Março / 2021 - 1 post
  • Fevereiro / 2021 - 1 post
  • Janeiro / 2021 - 1 post
  • Dezembro / 2020 - 1 post

Contatos

(19) 98940-7507

contato@megasolarenergia.com.br

 

 

Horário

Segunda a Sexta

Das 08h30 às 18h00

Sábado 09h00 às 12h00

Endereço

Av. Visconde de Indaiatuba, 264

Vila Vitória I

Indaiatuba - SP