O Brasil é um país tropical que possui extensa exposição solar, porém a utilização dessa irradiação de luz e calor ainda não é amplamente aproveitada da forma como poderia.
Atualmente temos dois principais tipos de modelos de transformação de energia solar, um deles é o coletor solar e o outro é o painel de energia fotovoltaica.
Mas qual a diferença entre eles?
Resumidamente, o coletor solar transforma a energia solar em calor, principalmente em calor hidráulico (água de torneiras e chuveiros).
O painel de energia fotovoltaica transforma a energia solar em energia elétrica.
Porém vamos discutir mais um pouco sobre a diferença entre esses dois mais a diante. Continue lendo.
Coletor Solar
O coletor solar é a opção mais popular e acaba sendo a mais em conta também, necessitando de poucas placas para que tenha uma ótima eficiência.
Seu funcionamento se dá através de três processos que serão descritos a seguir.
Quando ocorre a incidência solar na placa, a irradiação é absorvida através da chapa metálica presente que, conduz parte dessa energia para a água e parte para o ar ao redor da chapa.
Portanto, simplificando, quando os raios de sol atingem a placa, a energia é absorvida e parte é transmitida para a água e parte para o ar. Essas três etapas (energia absorvida, transmitida e refletida) identificam a eficiência de um coletor.
Os coletores possuem também um reservatório denominado Boiler que se mantém sempre cheio e possui a finalidade de armazenar a água aquecida, pois é termicamente isolado, até que esta seja consumida.
A circulação da água nesse sistema pode ser feita de duas maneiras, através de motobombas, processo de circulação forçada e mais comum em piscinas ou para grandes volumes de água.
Essa circulação pode ser feita também por um sistema chamado termossifão, o qual a água do coletor se encontra mais quente e menos densa, método mais convencionalmente utilizado.
Painel de energia fotovoltaica
O painel de energia fotovoltaica é um método mais caro e necessita de mais espaço, porém sua função é transformar toda a energia solar recebida em energia elétrica.
Mas o que acontece para que a luz e o calor do sol sejam transformados em energia elétrica?
O responsável por essa conversão é o efeito fotovoltaico. Quando ocorre a incidência solar, o painel coleta fótons de luz que, quando colidem com os átomos do semicondutor (como por exemplo o silício) do painel, ocasionam um deslocamento de cargas negativas (elétrons), deixando uma metade positiva e outra negativa e, entre elas, é criado assim, uma corrente elétrica contínua.
Simplificando, quando os raios solares (fótons) atingem a placa, as cargas negativas dos átomos do semicondutor se energizam e se deslocam do lado negativo para o positivo constantemente, criando a corrente elétrica.
Painel de energia fotovoltaica
Mesmo que ainda seja uma alternativa cara, o investimento vem principalmente a longo prazo, com reduções de até 70% nos valores de energia ou aquecimento de água, sem contar que hoje também existe no mercado modelos mistos, que fazem a junção dos coletores e dos painéis.
Portanto, vale a pena pensar e investir um pouco mais para economizar no futuro.
Quem somos
Somos a Mega Solar Energia e Aquecimento, empresa especializada em soluções para geração de energia elétrica fotovoltaica, aquecimento solar e a gás para banho e piscina.
Fundada à partir da ampliação dos negócios da empresa Mega Air, nós da Mega Solar, temos como objetivo, nos diferenciarmos no mercado pela excelência no atendimento ao cliente, antes, durante e depois do negócio consolidado.