Carregando

Mitos e verdades sobre a geração de energia solar fotovoltaica

Publicado em: 28/01/2021 Autor/fonte: Vinicius Falcade
Mitos e verdades sobre a geração de energia solar fotovoltaica


Apesar desse mercado de geração de energias renováveis estar ganhando cada vez mais adeptos, inclusive as vindas da luz solar. A geração de energia solar ainda gera muitas dúvidas nas pessoas.

A Mega Solar, empresa que desenvolve projetos, instala sistemas e oferece e mão de obra para o segmento, comenta quais são os principais mitos e verdades que envolvem a geração de energia por meio de sistemas fotovoltaicos.

– A placa fotovoltaica gera energia sozinha.

Mito

O painel solar gera energia elétrica, mas somente ele não é capaz de abastecer uma residência ou empresa. Isso porque os painéis geram energia em corrente contínua, que não é compatível com a que usamos em casa. Por isso é preciso de cabos conectores e de um inversor de frequência, que converterá essa energia em corrente alternada, equalizando com a energia usada em casa. Relembre como funciona um sistema de energia solar.

– A placa solar gera energia em dias nublados.

Verdade

Em dias parcialmente nublados ainda há a geração de energia. Vale lembrar que, apesar de sempre haver geração de eletricidade sob a luz do dia, sua intensidade pode ser menor em razão do grau de insolação. Até mesmo com tempo chuvoso a claridade existente produzirá energia.

 

– Depois de instalado, um sistema fotovoltaico não pode ser retirado.

Mito

É possível retirar as placas e o sistema fotovoltaico, assim como todos os equipamentos que compõem o sistema de energia solar e instalar em outro local. Para isso, é preciso apenas reformular o projeto para garantir que ele se adeque às necessidades do novo local de instalação. Assim, caso o proprietário do sistema se mude e queira levar o sistema, é possível.

– A placa solar pode durar até 25 anos.

Verdade

A maioria dos painéis fotovoltaicos tem garantia de vida útil de 25 anos, com um funcionamento de, no mínimo, 80% da capacidade de geração do equipamento. É importante verificar se a garantia é apoiada por uma entidade idônea que deverá cumprir as leis de proteção do consumidor caso haja alguma falha no desempenho do seu sistema fotovoltaico.

– Posso instalar as placas solares e o sistema fotovoltaico sozinho.

Mito

Num sistema de energia solar conectado à rede, você não deve tentar instalar o seu sistema fotovoltaico sozinho. O acompanhamento de uma empresa ou profissional especializado é importante para elaborar o seu projeto e analisar o melhor local e as melhores condições de instalação. Caso a instalação seja feita no telhado, que é o modo mais usual, o uso de equipamentos de segurança é fundamental, pois a altura é um complicador. Além disso, para conectar o sistema de energia solar na sua casa ou empresa é preciso uma autorização da distribuidora de energia local e somente engenheiros e eletrotécnicos podem fazer esta solicitação.

 

– As placas não vão gerar energia durante a noite.

Verdade

A geração de energia solar fotovoltaica não acontece durante a noite. Em lugares onde a única fonte de energia disponível é a fotovoltaica, é necessário que o gerador tenha um banco de baterias conectado ao sistema para o armazenamento da energia que será utilizada no período noturno.

– Os sistemas são caros demais.

Mito

Especialmente quando se faz uma análise do custo x benefício obtido com a instalação do sistema, que tem vida útil de 25 anos. Além disso, atualmente são muitos os recursos disponíveis para aquisição de um sistema, incluindo consórcios, que funcionam exatamente como os consórcios de automóveis ou de imóveis. Sendo contemplado ou conquistando a carta de crédito por meio de lance, é possível quitar o financiamento com a economia feita na conta de luz. Os benefícios são enormes.

A energia fotovoltaica não deslancha no Brasil porque falta incentivo.

Mito

O estímulo existe:

1) Desde 2012 a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) permite que o consumidor forneça a energia que sobra de seus painéis solares para o grid elétrico nacional e, assim, obter créditos na conta de luz (é o chamado “sistema de compensação”);

2) Em dezembro de 2015, o Ministério de Minas e Energia (MME) lançou o Programa de Desenvolvimento da Geração Distribuída de Energia Elétrica (Pro GD), que estende esse benefício para condomínios e consórcios de consumidores reunido;

 3) Desde abril de 2015, o Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ) permite que os Estados brasileiros isentem a cobrança de ICMS sobre a energia gerada pelo consumidor.

Construir seu sistema fotovoltaico está cada vez mais acessível! Aproveite o período de verão para instalar o seu sistema, visto que é a época de maior geração de energia, por conta dos dias mais longos. Entre em contato pelo número (19) 99279-6205 e peça um orçamento sem compromisso!

Energia Fotovoltaica Economia na conta de luz Energia Sustentável Fonte de energia inesgotável Energia Limpa
Últimos Posts
Posts Anteriores
  • Outubro / 2023 - 1 post
  • Setembro / 2023 - 1 post
  • Março / 2023 - 1 post
  • Fevereiro / 2023 - 1 post
  • Janeiro / 2023 - 1 post
  • Dezembro / 2022 - 2 posts
  • Setembro / 2022 - 1 post
  • Julho / 2022 - 1 post
  • Junho / 2022 - 1 post
  • Maio / 2022 - 1 post
  • Março / 2022 - 1 post
  • Fevereiro / 2022 - 1 post
  • Outubro / 2021 - 2 posts
  • Setembro / 2021 - 1 post
  • Agosto / 2021 - 1 post
  • Julho / 2021 - 1 post
  • Junho / 2021 - 1 post
  • Maio / 2021 - 1 post
  • Abril / 2021 - 1 post
  • Março / 2021 - 1 post
  • Fevereiro / 2021 - 1 post
  • Janeiro / 2021 - 1 post
  • Dezembro / 2020 - 1 post

Contatos

(19) 98940-7507

contato@megasolarenergia.com.br

 

 

Horário

Segunda a Sexta

Das 08h30 às 18h00

Sábado 09h00 às 12h00

Endereço

Rua Humaita, 1123

Vila Almeida

Indaiatuba - SP

CEP 13330-665