Por ser considerada uma fonte de energia elétrica e térmica extremamente limpa e renovável, ela pode ser considerada uma das alternativas mais promissoras às opções comuns de fontes de energia não renovável.
Essa opção está em grande crescimento no mundo e principalmente no Brasil por ser um país próximo à linha do Equador e, consequentemente, com climas mais quentes e maior incidência solar.
No entanto, você sabe quais são os tipos de geração de energia solar e como elas funcionam? Aqui nesse texto vamos lhe explicar todos esses assuntos de maneira mais detalhada. Continue lendo!
Como a energia solar funciona?
A energia solar funciona a partir da incidência solar sobre os painéis. A geração de energia será totalmente dependente da quantidade e força dos raios solares. Dessa forma, quanto maior, a incidência solar, maior a geração de energia.
Com isso, os painéis irão fazer a captação de luz e calor provenientes do sol e produzir energia. Assim sendo, a energia produzida será levada a uma parte do equipamento que fará a conversão dessa energia em energia elétrica ou térmica.
Entretanto, mesmo em dias nublados é possível fazer a captação da radiação solar, essa será somente menor do que em dias mais ensolarados. Mas e a noite o que acontece?
Bom, no período noturno os painéis não captam energia solar, todavia, existem algumas alternativas as quais falaremos mais a diante.
Energia solar fotovoltaica
A energia solar fotovoltaica é a mais vantajosa e faz a conversão da incidência dos raios solares em energia elétrica e térmica. Ela pode ser dividida em três categorias, a seguir vamos explicar cada uma delas:
- Off grid ou isolado
O sistema off-grid ou isolado é mais recomendado para moradores que possuam pouco ou nenhum acesso à rede elétrica. Ele funciona através de baterias estrategicamente colocadas para que a energia excedente gerada durante o dia, seja armazenada para ser utilizada durante a noite.
Mesmo que essa opção signifique que a geração de energia solar não irá gerar nenhum gasto elétrico, é um método que possui implementação mais cara por conta das baterias.
- On-grid
O sistema on-grid é utilizado em combinação com a rede elétrica, ou seja, toda a energia solar excedente gerada durante o período diurno será armazenado e transformado em um tipo de crédito de energia para que você consiga, mesmo durante o período noturno, utilizar a energia da rede elétrica. O valor desse crédito será abatido da sua conta ao final do mês.
- Híbrido
O sistema híbrido é a mistura do off grid com o on-grid. Ou seja, ele tem seu funcionamento conectado tanto à uma bateria, quanto à rede elétrica. Todavia, a bateria não possui a mesma função do off grid e funciona como uma reserva para possível queda da rede elétrica. Dessa forma ela irá manter o suprimento de energia mesmo durante a noite.
Painéis solares são uma ótima alternativa de energia renovável
Energia de aquecimento solar ou fototérmica
A energia fototérmica funciona de maneira diferente aos painéis fotovoltaicos. Esse tipo de painel tem o objetivo de fazer o aquecimento da água.
Dessa forma, ele possui cor escura para maior captação e esses coletam a energia solar térmica que será transferida para a água, aquecendo-a e, logo após, será armazenada em um reservatório térmico que possui a finalidade de manter a temperatura constante até seu uso.
Energia heliotérmica
A energia heliotérmica é utilizada em indústrias e a energia solar é armazenada em um único local e passará por algumas transformações, onde o aquecimento da água gerará vapores suficientes para mover as turbinas. Funciona de forma parecida a uma usina termoelétrica.