Carregando

Qual a diferença entre energia solar e aquecimento solar?

Publicado em: 14/05/2021 Autor/fonte: nProjetos
Qual a diferença entre energia solar e aquecimento solar?
O sistema fotovoltaico pode ser aplicado na sua casa!

Com o passar do tempo, a população vai se conscientizando sobre a relevância de adotar um estilo de vida sustentável e que não impacte negativamente o planeta.

 

Por esse motivo, várias alternativas estão surgindo para os proprietários que desejam reduzir a sua pegada de carbono e ainda economizar nas contas de energia. Uma dessas alternativas está na utilização de energia da casa a partir do Sol, podendo ser tanto pelo sistema de painéis fotovoltaicos, quanto por aquecedores solares.

 

Embora os dois modelos tenham a mesma fonte, eles também possuem várias distinções, como a finalidade para qual são utilizados.

 

Se você deseja saber mais sobre quais são as diferenças entre a energia e o aquecimento solar, nós, da Mega Solar, traremos neste blog essas dissemelhanças. Continue lendo!


 

Como funcionam?


 

Mesmo utilizando-se da mesma fonte, os sistemas com painéis fotovoltaicos utilizam os raios solares para criar eletricidade, enquanto os aquecedores solares utilizam a luz do Sol para convertê-la em calor. Os painéis solares utilizam do efeito fotovoltaico para a transformação de energia solar em energia elétrica.

 

Através da absorção de partículas de luz, chamadas de fótons, acontece a liberação de elétrons, que são conduzidos por um fio, gerando uma corrente elétrica. Por outro lado, os aquecedores solares não produzem nenhum tipo de eletricidade, eles utilizam os raios solares para produzir calor, com o intuito de aquecer o ambiente ou a água da residência.

 

Isso acontece pelo fato de coletores solares estarem instalados no telhado da casa, absorvendo a luz solar e transformando-a em calor. Todo o calor gerado por esse processo é transferido e armazenado para um tanque de água, que terá o líquido aquecido e pronto para ser usado pelos moradores da casa.


 

Equipamentos necessários

 

Os materiais utilizados pelos dois sistemas se modificam bastante também. Nos sistemas de aquecimento solar você têm:

 

1. Coletor Solar - É a partir dessa estrutura que começa todo o processo. Por ser constituído de uma série de tubos contendo uma solução, esse equipamento é capaz de absorver a luz do Sol e transformá-la em calor.

Os coletores são específicos para a sua utilização. Se a sua finalidade for produzir calor para a água do chuveiro, ele necessita ser de alta temperatura. Já para aquecer a água de uma piscina, podem ser utilizados coletores de baixa temperatura.

 

2. Bomba de circulação - Sendo quem transfere o calor do coletor para o tanque, essa bomba utiliza-se da termorregulação. Ou seja, pelo coletor estar sempre mais quente, o calor será transferido regularmente para a água do tanque, sem precisar gastar energia elétrica no processo.

 

3. Boiler - Este material é um tanque que armazena a água com temperaturas mais altas, com o intuito de reservar o calor para momentos necessários. 

 

Por utilizar materiais que são isolantes térmicos, o boiler consegue conservar a água aquecida para consumo posterior. Uma outra caixa de água, desta vez fria, alimenta o tanque para que ele nunca se esvazie.


 

Já no sistema de energia solar fotovoltaica, temos:

 

1. Painéis fotovoltaicos – Compostos por células que fazem a captação dos raios solares, esses painéis são os principais responsáveis por todo o processo.

Simplificadamente, esse equipamento absorve a energia solar e a transforma em energia elétrica de corrente contínua (CC).

 

2. Inversores – A corrente contínua (CC), que é produzida nos painéis solares, não é adequada para ser utilizada em residências. 

Para resolver esse problema o inversor transforma a corrente contínua (CC) em corrente alternada (CA). Também é responsável por ajustar a tensão de acordo com imóvel (110 ou 220 voltz).

Em sistema On-grid (conectados à rede elétrica), o inversor direciona a energia excedente para a rede. Já no sistema Off-grid (isolado da rede elétrica), a sobra é transmitida para as baterias.

 

3. Baterias – Utilizadas exclusivamente em sistemas Off-grid, as baterias servem para armazenar os excedentes gerados. Esses excedentes serão usados, geralmente, em dias com pouca luminosidade.


 

Energia solar fotovoltaica vs aquecimento solar


 

Agora que entendemos como os dois sistemas funcionam, vamos avaliar os seus prós e contras

 

Eficiência

 

Em termos de eficiência pura na coleta de energia do sol, o sistema de aquecimento solar é 70% eficiente. Portanto, os painéis térmicos exigirão menos espaço no telhado do que os fotovoltaicos.

 

Entretanto, o sistema térmico só pode ser usado para uma finalidade, o aquecimento de água. Enquanto isso, com a energia elétrica gerada pelos painéis fotovoltaicos, o proprietário possui uma infinidade de aplicações em casa, desde iluminação e aquecimento até utilização de eletrodomésticos.

 

Custo

 

Embora o custo inicial da instalação dos painéis fotovoltaicos seja maior do que o aquecimento solar, o primeiro sistema se mostra mais econômico a longo prazo.

 

Isso porque com esse tipo de energia, o proprietário consegue não só economizar nos custos com eletricidade, mas também fazer a venda de energia para a rede elétrica em meses com excedentes.


 

Manutenção

 

As células fotovoltaicas requerem pouca manutenção. É recomendado uma revisão e limpeza do painel de dois em dois anos para garantir o desempenho ideal.

 

Já o aquecimento solar, por causa das peças móveis e do líquido de glicol nos tubos, pode precisar de manutenções todos os anos.


 

Vida útil

 

Os painéis térmicos, por terem as partes móveis, possuem uma vida útil mais curta, que vai de 15 a 20 anos.

 

A energia solar fotovoltaica pode fornecer energia limpa e renovável por 30 até 40 anos, com pouca degradação no desempenho.



 

Mega Solar Energia e Aquecimento

 

Construir seu sistema fotovoltaico está cada vez mais acessível! Somos a Mega Solar Energia e Aquecimento, empresa especializada em soluções para geração de energia solar fotovoltaica, aquecimento solar e a gás para banho e piscina.

 

Fundada a partir da ampliação dos negócios da empresa Mega Air. Nos destacamos no mercado pela excelência no atendimento ao cliente antes, durante e depois do negócio consolidado. 

 

Entre em contato pelo número (19) 98940-7507 e peça um orçamento sem compromisso!


 

Energia Fotovoltaica Economia na conta de luz Energia Sustentável Fonte de energia inesgotável Energia Limpa
Últimos Posts
Posts Anteriores
  • Outubro / 2023 - 1 post
  • Setembro / 2023 - 1 post
  • Março / 2023 - 1 post
  • Fevereiro / 2023 - 1 post
  • Janeiro / 2023 - 1 post
  • Dezembro / 2022 - 2 posts
  • Setembro / 2022 - 1 post
  • Julho / 2022 - 1 post
  • Junho / 2022 - 1 post
  • Maio / 2022 - 1 post
  • Março / 2022 - 1 post
  • Fevereiro / 2022 - 1 post
  • Outubro / 2021 - 2 posts
  • Setembro / 2021 - 1 post
  • Agosto / 2021 - 1 post
  • Julho / 2021 - 1 post
  • Junho / 2021 - 1 post
  • Maio / 2021 - 1 post
  • Abril / 2021 - 1 post
  • Março / 2021 - 1 post
  • Fevereiro / 2021 - 1 post
  • Janeiro / 2021 - 1 post
  • Dezembro / 2020 - 1 post

Contatos

(19) 98940-7507

contato@megasolarenergia.com.br

 

 

Horário

Segunda a Sexta

Das 08h30 às 18h00

Sábado 09h00 às 12h00

Endereço

Rua Humaita, 1123

Vila Almeida

Indaiatuba - SP

CEP 13330-665