Carregando

Instalação de energia solar-Como funciona?

Publicado em: 07/03/2022 Autor/fonte: nProjetos
Instalação de energia solar-Como funciona?
"A instalação de energia solar em sua casa ou empresa é mais fácil do que parece. Quer entender tudo sobre? Então confere nesse artigo!"

No contexto atual brasileiro, de recesso econômico, a instalação de energia solar em residências e empreendimentos vem se tornando cada vez mais uma solução para a economia de energia elétrica e, por conseguinte, economia na conta de luz – que pode chegar a até 95% de economia no primeiro mês de uso!

Além do mais, a energia solar traduz-se numa energia limpa e renovável, benéfica ao meio-ambiente.

Esses são os principais atrativos que levam ao interesse pela instalação de energia solar, mas como isso funciona? Tudo que você precisa saber sobre esse assunto você encontra nesse artigo!

 

 

O que é preciso para instalar a energia solar?

 

 

Assim como já mencionado neste artigo, o Sol é uma fonte de energia inesgotável, presente em abundância em toda extensão do Brasil. Para aproveitar essa fonte de energia e transformá-la em eletricidade são necessários alguns aparelhos.

 

Painéis fotovoltaicos

 

Os painéis solares fotovoltaicos são os responsáveis por efetivamente gerar a energia solar, isto é, são eles que convertem a energia vinda do Sol em energia elétrica.

A instalação deles se dá na parte superior da estrutura da residência ou local comercial escolhido. Dessa forma, não há necessidade em se construir uma infraestrutura específica para tal.

O número de painéis adquiridos é variável, haja vista que depende de uma quantidade de fatores, tais como: quantidade de geração de energia elétrica desejada, tamanho do local de instalação vs tamanho dos painéis, etc.

 

Inversor

 

O inversor é um aparelho essencial para o funcionamento do sistema de energia solar fotovoltaica.

A energia elétrica gerada pelo painel solar fotovoltaico está na forma de corrente contínua (CC), porém, para ser utilizada ela deve ser convertida em corrente alternada (CA). Esse é o papel do inversor, que converte a CC entregue pelo painel em CA, para ser empregada em casas ou empreendimentos.

 

Bateria

 

A função da bateria é armazenar a energia elétrica excedente para que possa ser utilizada nos dias em que não for possível gerar energia a partir do Sol, como por exemplo em dias nublados ou chuvosos.

Por conta disso, apesar de ser uma grande vantagem, sua instalação é opcional.

 

Gestor do sistema

 

Essa ferramenta detém como função o monitoramento e controle do sistema, através da inclusão de dados e estatísticas acerca da produção de energia. Nesse sentido, atua gerenciando o sistema fotovoltaico.

 

Medidor de corrente

 

O uso deste aparelho permite mensurar o consumo de energia de forma instantânea.

 

 

Instalação de energia solar fotovoltaica

 

 

Agora que você já conhece todos os equipamentos necessários para o seu sistema de energia solar fotovoltaica, vamos entender um pouco mais sobre a instalação deste sistema? Confira os passos a seguir!

A instalação de energia solar fotovoltaica é mais simples do que muitos podem imaginar. Em suma, é preciso que os aparelhos sejam devidamente fixados no telhado. 

O principal fator para que este processo ocorra da melhor forma possível é tendo uma equipe qualificada para tal.

 

 Estudo do local de instalação

 

Primordialmente deve ser feito um estudo acerca do local de instalação. O principal fator a ser analisado é se o lugar recebe as quantidades necessárias de luz solar, bem como sua estrutura para fixação.

 

Preparação do local e fixação da estrutura

 

Em seguida, os profissionais contratados se locomoverão ao telhado, onde farão a marcação na qual a estrutura do sistema de energia solar será instalada.

A estrutura que recebe os painéis solares normalmente é composta por um suporte de alumínio com buchas compridas, ou seja, o “suporte” e os “trilhos”.

O suporte é aparafusado de acordo com o layout marcado anteriormente. Nesse passo, algumas telhas serão tiradas dos locais necessários – em telhados de metal essa etapa é facilitada – e o suporte será fixado.

Posteriormente, instalam-se os trilhos, aparelhos pré-fabricados que conectam o suporte ao painel.

Aqui, deve-se atentar para deixar uma passagem na qual o cabo elétrico passará e se conectará à tomada.

 

Instalação do inversor e dos painéis

 

Tendo a base do sistema de energia solar fotovoltaico instalado, é hora de a estrutura ser acrescida dos painéis e do inversor.

Dessa forma, as placas solares serão fixadas ao trilho. Após isso, será instalado o inversor e conectado aos painéis solares e a rede elétrica do local. Essa é a etapa final, na qual apenas o eletricista trabalhará.

 

Aproveitar a economia

 

Pronto, após esses passos seu sistema de energia solar fotovoltaico já estará funcionando e você já estará economizando energia elétrica e contribuindo com um meio ambiente mais limpo!

 

 

Faça já seu orçamento

 

 

Agora que você já sabe como a instalação de um sistema de energia solar é super simples, venha adquirir o seu com a Megasolar.

 

A Megasolar é uma empresa especializada em soluções para geração de energia elétrica fotovoltaica, aquecimento solar e a gás para banho e piscina. Nós temos por objetivo proporcionar ao cliente a obtenção de uma energia limpa e todas as suas vantagens da maneira que apenas uma empresa especializada e qualificada pode oferecer!

 

Se você reside em Indaiatuba ou região, venha fazer seu orçamento. Entre em contato pelo número: (19) 98940-7507.

Energia Fotovoltaica Economia na conta de luz Energia Sustentável Fonte de energia inesgotável Energia Limpa
Posts Anteriores
  • Maio / 2022 - 1 post
  • Março / 2022 - 1 post
  • Fevereiro / 2022 - 1 post
  • Outubro / 2021 - 2 posts
  • Setembro / 2021 - 1 post
  • Agosto / 2021 - 1 post
  • Julho / 2021 - 1 post
  • Junho / 2021 - 1 post
  • Maio / 2021 - 1 post
  • Abril / 2021 - 1 post
  • Março / 2021 - 1 post
  • Fevereiro / 2021 - 1 post
  • Janeiro / 2021 - 1 post
  • Dezembro / 2020 - 1 post

Contatos

(19) 98940-7507

contato@megasolarenergia.com.br

 

 

Horário

Segunda a Sexta

Das 08h30 às 18h00

Sábado 09h00 às 12h00

Endereço

Rua Humaita, 1123

Vila Almeida

Indaiatuba - SP

CEP 13330-665