Carregando

Qual a diferença entre energia solar e energia fotovoltaica?

Publicado em: 29/06/2022 Autor/fonte: Mega Solar
Qual a diferença entre energia solar e energia fotovoltaica?

O crescente mercado de energias alternativas suscita muitas dúvidas nos interessados em adquiri-las, um questionamento muito comum é “qual a diferença entre energia solar e energia fotovoltaica?”. Pensando nisso, a MegaSolar preparou este artigo que esclarecerá todas as suas dúvidas sobre o assunto, por isso não deixe de ler até o final!

Para responder esse questionamento, é necessário elucidar alguns pontos relevantes antes:

 

Energia Solar

 

A energia solar é a energia advinda da radiação eletromagnética emanada pelo Sol, em outras palavras, provém da sua luz e calor.

Trata-se de uma energia alternativa, limpa e renovável que pode ser utilizada tanto para a geração elétrica (através dos sistemas heliotérmico ou fotovoltaico) ou para o aquecimento da água.

A confusão de muitas pessoas reside no fato de associar o conceito de “energia solar” unicamente ao aquecimento de água. O aquecimento da água através da energia solar gera energia solar térmica. Contudo, a energia solar não gera tão somente energia térmica, como já mencionado, a energia solar também pode ser transformada em energia elétrica.

 

Diferenças entre energia solar energia fotovoltaica

 

Assim, a partir do exposto neste artigo, temos que na verdade essa dúvida trata-se de uma confusão quanto a concepção do conceito de “energia solar”. Quando se compreende que a energia solar é qualquer tipo de energia proveniente do Sol, é possível entender que, a bem da verdade, a energia fotovoltaica é um tipo de energia solar, haja vista transformar a energia solar em energia elétrica.

Assim, quando perguntam qual a diferença entre energia solar e energia fotovoltaica, a pergunta na verdade é: “qual a diferença entre energia solar térmica e energia solar fotovoltaica?” Segue a leitura para entender tudo!

 

Energia solar fotovoltaica

 

A energia solar fotovoltaica, como já mencionado, converte a energia provinda da radiação do Sol em energia elétrica. Sua produção pode ocorrer tanto em usinas solares como em miniprojetos, o que torna esse tipo de energia extremamente versátil

As principais vantagens de adquirir um sistema de energia solar fotovoltaico residem na economia da conta de luz, haja vista que o consumidor passa a produzir a própria energia; e além disso, contribui com o meio-ambiente, haja vista tratar-se de uma energia alternativa, limpa e renovável.

Além do mais, esse sistema é muito prático, podendo ser instalado em estabelecimentos comerciais, indústrias e residências.

 

 

 

Como a energia solar fotovoltaica funciona

 

A fim de obter energia elétrica a partir da radiação, ou luz, solar, foram concebidos os sistemas solares fotovoltaicos. Esse sistema conta com diversos equipamentos, sendo que os principais são: os módulos fotovoltaicos (comumente conhecidos como placas solares); e os inversores interativos.

Em termos gerais, os módulos fotovoltaicos, ou placas solares, captam a radiação solar e geram energia elétrica contínua, por sua vez, o inversor interativo transforma a energia elétrica contínua em energia elétrica alternada, que é própria para a utilização do consumidor.

 

Energia solar térmica

 

Por sua vez, a energia solar térmica utiliza-se do calor do Sol para aquecer outro material, como a água. Ou seja, este tipo de energia transforma a energia solar em energia térmica.

Este tipo de energia é comumente utilizado em residências, onde aquece água para uso dos consumidores, como água do chuveiro e torneiras. Também é presente em indústrias, que se beneficiam da energia térmica em processos industriais.

Um sistema de energia solar térmico pode reduzir em até 80% a conta de luz onde é instalado.

 

Como a energia solar térmica funciona

 

Sumariamente, o sistema de energia solar térmica também se utiliza das denominadas placas solares, que na verdade são os coletores, ou de tubos a vácuo; que detém a função de captar o calor do Sol e transferi-lo para um líquido, como a água.

 

Diferenças entre a energia solar fotovoltaica e a energia solar térmica

 

Em suma, ambas as energias são tipos de energia solar, porquanto usufruem dos raios eletromagnéticos do Sol. Mas quais são suas diferenças?

A diferença é que a energia solar térmica atuará no aquecimento da água através da energia solar, dessa forma, ela atuará em pontos específicos do sistema, auxiliando na redução de custos. Por sua vez, a energia solar fotovoltaica atuará no sistema elétrico como um todo, produzindo energia elétrica para o imóvel a partir dos raios solares.

 

Como escolher qual o tipo de energia solar ideal para o meu imóvel?

 

Para escolher qual energia será utilizada em sua casa válido considerar todos os prós e contras de cada tipo de energia.

 

Vantagens e desvantagens da energia solar térmica

 

O sistema de energia solar térmico é de fácil e simples instalação, além de ser relativamente mais barato do que o sistema de energia solar fotovoltaico. Normalmente, ele possui auxílio do gás natural quando a energia solar não está abundante.

Todavia, justamente pela utilização do gás natural, não é uma opção tão favorável ao meio-ambiente, pois queima derivados de petróleo. Além do mais, também pode impactar no aquecimento dos rios. A desvantagem de viés econômico também reside no fato de haver um gasto quanto ao combustível fóssil.

 

Vantagens e desvantagens da energia solar fotovoltaica

 

Já quanto o sistema de energia solar fotovoltaico, sua instalação também é simples. Contudo, trata-se de um sistema relativamente mais caro. Ainda assim, seu maior custo é apenas na sua compra, haja vista que sua manutenção é mínima. Ademais, utiliza-se de uma fonte renovável e não polui o meio-ambiente.

Sua desvantagem, além do custo inicial, é que esse sistema não é aproveitado a noite, como o sistema de energia térmico.

 

MegaSolar

 

Ficou interessado? A MegaSolar oferece!

A Megasolar é uma empresa especializada em soluções para geração de energia elétrica fotovoltaica, aquecimento solar e a gás para banho e piscina. Nós temos por objetivo proporcionar ao cliente a obtenção de uma energia limpa e todas as suas vantagens da maneira que apenas uma empresa especializada e qualificada pode oferecer.

A parte mais importante deste processo é se certificar que a empresa contratada para o serviço seja confiável e tenha expertise de mercado. Portanto, se você deseja adquirir a energia solar e seu imóvel é localizado em Indaiatuba-SP ou região, nos contate!

Venha conhecer mais sobre o nosso trabalho através do telefone (19) 98940-7507.

Energia Fotovoltaica Economia na conta de luz Energia Sustentável Fonte de energia inesgotável Energia Limpa
Últimos Posts
Posts Anteriores
  • Outubro / 2023 - 1 post
  • Setembro / 2023 - 1 post
  • Março / 2023 - 1 post
  • Fevereiro / 2023 - 1 post
  • Janeiro / 2023 - 1 post
  • Dezembro / 2022 - 2 posts
  • Setembro / 2022 - 1 post
  • Julho / 2022 - 1 post
  • Junho / 2022 - 1 post
  • Maio / 2022 - 1 post
  • Março / 2022 - 1 post
  • Fevereiro / 2022 - 1 post
  • Outubro / 2021 - 2 posts
  • Setembro / 2021 - 1 post
  • Agosto / 2021 - 1 post
  • Julho / 2021 - 1 post
  • Junho / 2021 - 1 post
  • Maio / 2021 - 1 post
  • Abril / 2021 - 1 post
  • Março / 2021 - 1 post
  • Fevereiro / 2021 - 1 post
  • Janeiro / 2021 - 1 post
  • Dezembro / 2020 - 1 post

Contatos

(19) 98940-7507

contato@megasolarenergia.com.br

 

 

Horário

Segunda a Sexta

Das 08h30 às 18h00

Sábado 09h00 às 12h00

Endereço

Rua Humaita, 1123

Vila Almeida

Indaiatuba - SP

CEP 13330-665