A busca por painéis solares cresceu consideravelmente nos últimos anos, e isso se deve, principalmente, a alta demanda energética.
O painel solar é uma alternativa sustentável e que proporciona um excelente custo-benefício a médio prazo.
A instalação de placas solares tem ganhado aderência em todo o mundo, principalmente pela diminuição de impacto no meio ambiente – afinal, nada como gastar menos e ainda colaborar com a saúde do planeta, não é mesmo?
Nesse artigo vamos percorrer pelos tipos de painéis solares e descobrir a diferença de cada um. Atente-se e esteja pronto para sanar todas as suas dúvidas sobre o assunto.
Continue lendo e saiba mais.
Primeiramente, o que é uma placa solar?
Placas solares são placas que captam a energia solar. Em outras palavras, o painel solar converte a luz do sol em energia elétrica. Com capacidade de gerar eletricidade em duas camadas opostas, as placas solares são compostas de células solares.
A energia captada pelas placas solares pode ser utilizada em inúmeras maneiras de construção, como em residências, espaços públicos, empresas, comércios e até mesmo para aquecer piscinas.
Trata-se de uma alternativa altamente recomendada para gerar energia limpa e sustentável, que a médio prazo, torna-se uma grande fonte de economia.
A placa solar funciona da seguinte maneira: os fótons solares são coletados pelas células da placa e logo são transformados em corrente elétrica.
Tipos de Painéis Solares
Caso você esteja pensando em ser adepto do painel solar, é recomendado que conheça e saiba a diferença de cada um deles. Por isso, separamos os três tipos mais utilizados para que você possa sanar todas as suas dúvidas.
- Painel solar fotovoltaico de silício monocristalino
Trata-se da tecnologia mais antiga se tratando de painéis solares. Os painéis monocristalinos são feitos a partir de um cristal de sílico, fatiado em lâminas individuais que se transformam em células fotovoltaicas.
Os painéis solares de sílico monocristalino possuem a melhor eficiência do mercado e ocupam, comprovadamente, menos espaço. Sua vida útil está em média de 30 anos e funcionam bem em condições de pouca luz.
- Painel solar fotovoltaico de silício policristalino
Também feito de sílico, o painel policristalino é feito a partir de um bloco, que posteriormente é cortado e fatiado. Trata-se de uma alternativa mais fácil de produzir, por isso, seu custo acaba sendo um pouco abaixo que o monocristalino.
Sua vida útil também fica em torno de 30 anos, mas sua eficiência fica abaixo da opção listada acima.
- Painéis solares de filme fino
Quando falamos de painéis de filme fino estamos falando de uma ou várias camadas finas de material fotovoltaico sobre um substrato. São várias opções dentro dessa alternativa. Geralmente, precisam de um espaço maior para a instalação.
Trata-se de uma opção mais em conta comparado com alternativas cristalinas, porém, sua vida útil também é menor.
Como escolher o painel solar ideal para você
O mercado está recheado de opções de painéis solares – afinal, trata-se de uma alternativa muito procurada nos dias de hoje.
Atualmente, ao decidir pela instalação de placas solares, é importante que você conheça as diferenças de cada um (como explicado no tópico acima) e se atentar ao que mais atende suas necessidades e orçamento pré-disposto.
Confira a durabilidade, eficiência e fabricante de suas opções e conte com uma equipe especializada para instalação. Conte com a Mega Solar para te auxiliar em todos os processos.
O painel solar é uma alternativa altamente recomendada para os dias atuais. Além de proporcionar uma vida mais sustentável, as placas promovem economia em sua conta de energia.
Agora que você já conhece os tipos de painéis solares e sabe de sua funcionalidade, conte com a Mega Solar para te ajudar a tirar seus projetos do papel.