Carregando

O que é energia limpa?

Publicado em: 09/04/2021 Autor/fonte: nProjetos
O que é energia limpa?
A energia solar é um dos melhores exemplos de energia limpa!

O que é energia limpa?


 

O aquecimento global é um dos maiores problemas ambientais que a humanidade enfrenta atualmente.

 

Esse fenômeno é definido pela intensificação do efeito estufa, o que causa um aumento da temperatura dos oceanos e da atmosfera da Terra.

 

O causador desse processo é o aumento da emissão de gases estufa, como o dióxido de carbono e o gás metano.

 

Em vista disso, ambientalistas ainda no final do século XX, deram alguns caminhos para solucionar esse problema. Um deles é a utilização de energia limpa.

 

Para que você se mantenha informado sobre esse importante assunto, a Mega Solar preparou este blog que lhe mostrará o que é energia limpa, a sua importância e exemplos.

 

O que é energia limpa?

 

Energia limpa é aquela que não libera, durante seu processo de produção ou consumo, resíduos ou gases poluentes geradores do efeito estufa e do aquecimento global.

 

As fontes de energia que liberam quantidades muito baixas desses gases ou resíduos também são consideradas fontes de energia limpa.

 

Os melhores exemplos são a energia solar e a eólica.

 

A energia hidráulica, apesar de ser mais ecológica do que a queima de carvão e petróleo, tem um impacto muito grande no ecossistema local. 

 

Por alagar a área em que a usina é construída, ela causa a fuga de animais desses ambientes e o apodrecimento de árvores debaixo d’água, gerando gás metano.

 

Importância da energia limpa

 

Além de ser uma solução para o  aquecimento global, a energia limpa traz vários outros benefícios:

 

. Diversificação da matriz energética - Um país que utiliza vários tipos de energia limpa terá menor dependência em um único recurso.

 

Desse modo, outra nação que dependa somente da queima do carvão para abastecer a população,por exemplo, se em algum momento esse minério estiver em falta, é possível a ocorrência dos famosos “apagões”.

 

. Mais econômico - Podemos também citar a baixa manutenção para esse tipo de energia, que combinado com a economia que o país fará por não precisar depender de carvão e petróleo para o abastecimento.

 

. Saúde e bem estar da população - O excesso de monóxido de carbono (liberado com a queima do carvão e petróleo) e outros gases tóxicos para o corpo humano pode gerar graves problemas respiratórios e cardíacos.

 

. Autonomia do país na questão energética - Uma nação que possui matrizes de energia limpa, geralmente terá maior independência internacional nesta questão e não precisará depender de outros países para lhe fornecerem energia.

 

Exemplos de energia limpa

 

Os melhores exemplos de energia limpa, como já dito anteriormente, são a energia solar e a eólica.

 

Dentre outros tipos, esses dois têm uma produção com um impacto muito baixo para o meio ambiente, tanto no processo de construção, quanto no decorrer da produção.

 

Energia eólica

 

Essa é produzida a partir da movimentação do ar, na qual hélices fixadas no topo de altas torres giram conforme a intensidade dos ventos, gerando energia através da força motriz gerada nas turbinas.

 

Ela é a segunda fonte mais utilizada no Brasil, correspondendo a 9,3% da potência energética instalada no país.

 

Energia solar

 

 É o exemplo mais famoso quando se fala em geração de energia limpa.

 

Além de ser renovável e ecológica, esse tipo é um potencial a ser explorado no Brasil, pelo país se localizar próximo da linha do Equador e receber maior incidência solar.

 

Existem dois tipos de tecnologia utilizados para a produção de eletricidade a partir da luz solar: a Fotovoltaica e a Heliotérmica

 

A heliotérmica é geralmente usada por  empresas do segmento, devido a implementação de um grande projeto necessário para o funcionamento correto.

 

Nesse tipo, vários espelhos refletem os raios solares para uma torre com turbinas, que após o aumento da temperatura, irão começar a se movimentar, gerando eletricidade.

 

A energia solar fotovoltaica é muito mais popular, por meio desta, há a conversão direta de radiação solar em corrente elétrica, a partir das células fotovoltaicas.

 

O mais interessante desse tipo de tecnologia é que você pode tê-lo em sua casa, contribuindo para um futuro com mais fontes de energias limpas!



 

 Mega Solar Energia e Aquecimento

 

 

Entendeu mais sobre o que é energia limpa e quer ter sua parte no enfrentamento do aquecimento global?

 

Construir seu sistema fotovoltaico está cada vez mais acessível! Somos a Mega Solar Energia e Aquecimento, empresa especializada em soluções para geração de energia solar fotovoltaica, aquecimento solar e a gás para banho e piscina.

 

Fundada a partir da ampliação dos negócios da empresa Mega Air. Nos destacamos no mercado pela excelência no atendimento ao cliente antes, durante e depois do negócio consolidado. Entre em contato pelo número (19) 98940-7507  e peça um orçamento sem compromisso!

 

Energia Fotovoltaica Economia na conta de luz Energia Sustentável Fonte de energia inesgotável Energia Limpa
Últimos Posts
Posts Anteriores
  • Outubro / 2023 - 1 post
  • Setembro / 2023 - 1 post
  • Março / 2023 - 1 post
  • Fevereiro / 2023 - 1 post
  • Janeiro / 2023 - 1 post
  • Dezembro / 2022 - 2 posts
  • Setembro / 2022 - 1 post
  • Julho / 2022 - 1 post
  • Junho / 2022 - 1 post
  • Maio / 2022 - 1 post
  • Março / 2022 - 1 post
  • Fevereiro / 2022 - 1 post
  • Outubro / 2021 - 2 posts
  • Setembro / 2021 - 1 post
  • Agosto / 2021 - 1 post
  • Julho / 2021 - 1 post
  • Junho / 2021 - 1 post
  • Maio / 2021 - 1 post
  • Abril / 2021 - 1 post
  • Março / 2021 - 1 post
  • Fevereiro / 2021 - 1 post
  • Janeiro / 2021 - 1 post
  • Dezembro / 2020 - 1 post

Contatos

(19) 98940-7507

contato@megasolarenergia.com.br

 

 

Horário

Segunda a Sexta

Das 08h30 às 18h00

Sábado 09h00 às 12h00

Endereço

Rua Humaita, 1123

Vila Almeida

Indaiatuba - SP

CEP 13330-665